English Version

Empresa Administração

ECOee - Expertise, Consultoria e Ordenamento em Energia Eficiente

A ECOee é uma empresa de consultoria estratégica e empresarial na área de energia, com foco em gestão de operações e tecnologia.

O setor de energia está passando por uma transformação intensa e jamais vista. A questão ambiental e a mitigação do aquecimento global estão no topo da lista de prioridades dos governos, das empresas e também da mídia em geral. Os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos. O futuro traz a ameaça de que poderá não haver energia suficiente para todos.

Nesse cenário, a ECOee se propõe a trabalhar a partir de três abordagens principais:

1. Gestão mais eficiente, garantindo um melhor aproveitamento da energia disponível.

2. Aplicação de novas tecnologias, principalmente nas áreas de redes inteligentes ou “smart grids”, que promovem a integração de medição, controle e automação de sistemas elétricos;

3. Viabilização do uso de energias renováveis de maneira complementar aos sistemas atuais, resultando em soluções mais sustentáveis.

Nossa proposta é assessorar agentes como concessionárias, consumidores e produtores de energia, agências reguladoras e fabricantes de equipamentos a encontrar soluções empresariais integradas e definitivas na busca do uso e gestão eficientes de energia.

Qualificações
A Ecoee tem vasta experiência nacional e internacional em gestão e assistência a empreendimentos de sucesso. Conta com uma equipe de consultores associados e parcerias estratégicas para cobrir áreas onde não atua diretamente. Em prol dos melhores resultados, define estratégia específica para cada caso, com a possibilidade de introdução de novas tecnologias em aplicações onde haja criação de valor e efetivo aproveitamento de sinergias com outras operações dos clientes.

Os profissionais da ECOee dispõem de conhecimento sobre todo o histórico recente do setor elétrico brasileiro, tendo atuado em momentos decisivos como na privatização das empresas, formulação de contratos de concessão, estruturação de órgãos como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), desenvolvimento do mercado livre, programas de P&D e eficiência energética, racionamento, criação do novo modelo setorial e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), leilões de energia e de empreendimentos, processos de revisão tarifária e de fiscalização, bem como dos atuais modelos da empresa de referência e do Prodist (Procedimentos de Distribuição).

Desde a sua criação, a ECOee vem liderando a discussão, disseminação e viabilização das redes inteligentes de energia - smart grids – na América Latina. Nesse processo, é responsável pela organização pioneira de congresso e exposição internacional sobre o tema: em 2010, está prevista a realização da terceira edição do Fórum Latino Americano de Smart Grid. O objetivo do fórum é monitorar o progresso tecnológico mundial na área de smart grid e articular ações para a implementação dessas tecnologias na América Latina. Essa articulação envolve a mobilização de provedores de soluções, empresas de energia, agentes de regulação e política governamental, agentes financeiros, representantes do meio cientifico e acadêmico, consumidores e da sociedade em geral.

Essa abordagem se coaduna com a liderança tecnológica e credibilidade da ECOee junto ao mercado, permitindo explorar oportunidades em diferentes áreas. Nesse particular, vale destacar o reconhecimento público da Finep que, em dezembro de 2009, incluiu-a entre as empresas agraciadas com seu suporte financeiro, por meio do Programa Prime – Primeira Empresa Inovadora.

Administração Voltar

Cyro Vicente Boccuzzi é o fundador e principal executivo da ECOee. Com quase 30 anos de experiência no setor de energia, Cyro atuou por mais de 25 anos na AES Eletropaulo. Durante esse período, assumiu responsabilidades nas áreas técnicas, operacionais, comerciais e administrativas da empresa, chegando ao posto de vice-presidente por sete anos. Posteriormente, entre 2008 e 2009, foi diretor-executivo da consultoria Andrade & Canellas.

Cyro foi também membro do conselho de administração de várias empresas e entidades, como a AES Sul, a AES Tietê e o Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade São Paulo (IEE-USP). Atualmente é vice-presidente do Comitê Estratégico de Energia da AMCHAM – São Paulo e presidente do Fórum Latino Americano de Smart Grid.